quinta-feira, 8 de julho de 2010

Visita à SPC Multiusos

A SPC Multiusos é um armazém Interposto, isto é uma empresa de armazéns de entidade privada. Pelo facto de ser privada todas as mercadorias lá armazenadas têm proprietários de empresas independentes. Esta minha introdução é o resultado das aulas de CAM, Controlo e Armazenagem de Mercadorias, mas também da visita, pois no interior do armazém foi-nos facultada muita informação sobre como tudo acontece. É certo que muita gente pensa, tal como eu pensava, que tudo é fácil num armazém, que é só necessário receber a carga, descarrega-la e arruma-la. De facto tudo isto é verdade mas muito mais é feito, assim como a confirmação quantitativa e qualitativa de todas as mercadorias recebidas, e também é necessário confirmar o sítio onde colocar as mercadorias. É muito importante colocar as mercadorias em equilíbrio, isto é, as mercadorias mais pesadas devem ficar junto ao chão.
Mas chega de teorias, adorei a visita pelo facto de ver como é feito o transporte e o armazenamento das mercadorias mas também por ficar a conhecer novas máquinas de trabalho que eu desconhecia.
Maria Antónia

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Arraial na Profisousa












No dia 2 de Julho, formadores e formandos juntam-se na Profisousa para "montarem" o arraial. Uma iniciativa dos cursos de aprendizagem, que junta os formandos da Profisousa e da aepf (associação empresarial de Paços de Ferreira).
Por volta das 10:00 horas, os formandos juntam-se num torneio de Futsal no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde terminou por volta das 15:00 horas.
Seguem-se novas actividades atá o entardecer.
Fica aqui registado uma prova de boa vontade por parte dos envolventes no arraial.
Obrigado por esta iniciativa.
Fabrícia Ferreira

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Visita de Estudo SPC Logística

Esta visita decorreu no dia 18 de Junho e fomos visitar a empresa SPC que fica em Valongo.
Aqui vimos como funciona um armazém, como ele é programado para receber as cargas e também para efectuar as descargas.
Assim podemos ver em prática o que estamos a aprender na disciplina de CAM.
Esta empresa recebe as mercadorias através dos camiões que vão buscar ao Porto de Leixões,ou que chegam da ferrovia ou através de camiões que vêem de outros países.
Aprendi que ao ser carregada uma mercadoria num contentor temos de ter em atenção o peso da mercadoria para o destribuír por igual no contentor, e depois de ser fechado com um chip só pode ser aberto no destinatário.......
Gostei da visita pois assim aprendi como funciona um armazém e que é preciso ter tudo certinho para um bom funcionamento.

Cristiana Leite

Visita de estudo ao armazém SPC


No passado dia 18 de Junho a nossa turma fez uma visita de estudo bastante interessante a um armazém de entreposto do grupo de logística SPC, localizado em Valongo (Norte).

Para além de podermos observar todo o armazém tivemos também a companhia bastante agradável de uma das funcionárias,esta foi a nossa "guia",explicou-nos todos os cuidados a ter na recepção e expedição de mercadorias inclusivamente a documentação.

Observamos também o processo de reconhecimento do conteúdo existente nas paletes efectuado com a ajuda de uma máquina com o nome de TDP, de transporte de cargas com empilhadores, carregamento de contentores e aspectos a ter também em consideração com a sua carga,vimos alguns funcionários a efectuar o transbordo de mercadorias pesadas(ferro) entre dois camiões com a ajuda da ponte(equipamento adequado para o transporte de cargas pesadas) e terminamos na ferrovia que também é utilizada para o transporte de cargas.

Foi tudo muito interessante e quem sabe venha a ser útil tudo o que aprendemos...


Joaquina Lopes

Visita de estudo á SPC

A visita de estudo á SPC foi agradável e interessante porque aprendemos várias coisas,principalmente o funcionamento do armazém.
Tinha vários funcionários para todas as áreas do armazém,para garantir que não houvesse nenhum erro.
No próprio armazém viu-mos um contentor a ser carregado para depois seguir para os Açores esse contentor iria ser levado para os Açores de barco.
Aprendi de tudo um pouco na visita de estudo...


Daniela Ferreira

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Gostei de ir ao armazém SPC Logística; foi uma visita interessante pois ficamos a perceber melhor como funciona um armazém. Aprendemos coisas novas e podemos ver os materiais, de manuseamento e contenção, utilizados para uma boa e eficiente armazenagem. Gostei principalmente de ver o funcionamento da ponte, pois observei que era preciso muitos funcionários para a manusear. Com esta visita vi também que o armazenamento é um processo controlado como um todo,de forma eficiente para assim evitar erros.

Joana Magalhães

Visita há SPC de Valongo

Na visita há SPC, aprendemos e entendemos melhor o armazenamento de materiais nos armazéns. Esta empresa armazena todo o tipo de material que se possa imaginar. Oferece aos seus clientes as melhores condições possíveis de armazenagem dos materiais, sendo estes controlados através de um sistema informático, melhorando assim o atendimento dos seus clientes.
Achei uma visita muito interessante, embora no inicio havia pensado que seria aborrecido.

Fabrícia Ferreira
A visita de estudo à empresa SPC foi muito agradável e enriquecedora, do meu ponto de vista.
Deu para ficarmos a perceber melhor como funciona um grande armazém, bem como é posto em pratica tudo o que temos dado nas aulas. Explicaram-nos todo o procedimento(documentação) necessário, tanto ao receber(recepção) como ao enviar(expedição) as mercadorias. Tivemos ainda a oportunidade de assistir à passagem de uma mercadoria pesada de um camião para o outro(transbordo de mercadorias), utilizando uma "ponte" com grande capacidade, como material de movimentação.
A visita terminou junto da ferrovia, onde nos despedimos da funcionaria que nos conduziu durante toda a visita.

Florbela Ribeiro

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Visita ao Parque Biológico de Gais



Curiosidades, o que aprendemos:

Sabias que o planeta Terra se formousensivelmente 4700 Milhões de Anos? E ainda que tem 6 continentes?
Pois mas tudo isto é verdade e os 6 continentes são a OCEANIA, AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA, ÁSIA e a ANTÁRTIDA.

Seres vivos em habitat natural no Parque
Biológico. Um belo anfíbio impressionante
Foto: Cordenadora Ana Bela Norinho
No nosso planeta existem 18 biomas terrestres dependendo dos autores, um bioma é uma região com o mesmo clima e vegetação, um conjunto de ecossistemas do mesmo tipo.
Sabem o que quer dizer CITES?..........CITES é Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.
Seres vivos:
Ficamos a saber que em Portugal existem 13 espécies de vacas (incluindo nos Açores). E que as vacas típicas de Trás-os-Montes são a Barrosã e a Mirandesa? Pois mas é verdade.
Queres saber mais?
Então aqui vai…
Já que falamos de Portugal toda a gente sabe que o carvalho é português não é? Claro que sim então vou dizer-vos que um Carvalhal é uma Associação vegetal típica desta região e que é espontâneo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

A chegada:




Visita Estudo à SPC Logística

No passado dia 18 de Junho, a turma deslocou-se à empresa SPC Logística em Valongo, uma empresa pertencente a um grupo de empresas ”com uma área total de quase 50 hectares, dividido por três infra-estruturas dotadas de armazéns logísticos, armazéns com autorização à Importação (Entreposto Aduaneiro) e à Exportação, parque de contentores, serviços de reparação para contentores marítimos e ramais ferroviários próprios.”Sendo o Terminal Multiusos do Norte-TMN localizado em Valongo e com "uma àrea total de 16,2 hectares, com capacidade de expansão até aos 25 hectares, proporcionando uma gama de serviços integrados: Armazém, Parque, Ferrovia".
Foi lançado um desafio aos formandos que efectuem um pequeno resumo desta visita de estudo, que deve ser efectuado por cada um dos formandos individualmente.
Aguardamos esses comentários.

sexta-feira, 11 de junho de 2010



O asno (Equus asinus), chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga.
O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.
Burro: O nome veio do latim burrus, que quer dizer vermelho. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber.
Em Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral/criatividade.
Na visita ao parque biológico de Gaia vimos vários animais tais como o burro.
O burro estava numa quinta onde estavam também as vacas.
Gostei muito do burro, é um animal fofinho e tímido.

Comentário ao artigo:"As mulheres e o clima"

Cada vez é mais frequente ouvir nos noticiários as catástofres ambientais que vêm ocorrendo, uma delas, bem visivel em todo o mundo, são as alterações climáticas que vêem se demonstrando todos os dias (ex:no Haiti).
Os países em vias de desenvolvimento, são os mais afectados, por consequência dos países desenvolvidos. Estes últimos tendem a poluir mais o ambiente, provocando assim uma maior libertação de dióxido de carbono, sendo este bastante prejudicial, uma vez que todos os seres humanos necessitam de oxigénio para sobreviver.
Através dos anos, temos visto que a poluição tem afectado a camada de ozono e o novo aparecimento de novas doenças.
Se nos países desenvolvidos são tomadas precauções, assim como a medicação, nos países em vias de desenvolvimento acontece exatamente o contrário, notando especialmente uma taxa de mortalidade maior nas mulheres e crianças, sendo estes muito mais frágeis e vulneráveis a certas doenças.
A vida não pode sobreviver sem a ajuda da mulher, não é uma visão feminista, mas sim a realidade, sem elas, não existe reprodução de novos seres humanos e sem crianças não há futuro!
Nos países em vias de desenvolvimento é necessário desenvolver os ensinos de educação escolar, terminar com a analfabetização, reduzir a mortalidade infantil, adoptando o incentivo á ída ao médico, ter as vacinas em dia e serem informados das possíveis doenças sexualmente transmissíveis e como a sua vida pode mudar radicalmente se as apanhar.
Fortalecer o poder das mulheres, relativamente aos seus direitos como mulher (ex: a excisão do clitóris nas mulheres, ainda hoje é normal nesses países, o que para nós é horrendo. Muitas mulheres aceitam estas situações porque não têm contactos com o "mundo" exterior; outro exemplo são os casamentos arranjados).
È necessário fazermos algo para parar esta situação que visa a continuar.

Fabrícia Ferreira

terça-feira, 8 de junho de 2010

Muito obrigado a todos os tratadores do parque biológico de Gaia

Muito obrigado a todos os tratadores
do parque biológico de gaia

No dia 7 de maio fomos conhecer o parque biológico de gaia e devo dizer que foi simplesmente espectacular! Viveria lá eternamente se fosse necessário... Mas como em todas as visitas de estudo, existe a “praxe” de ter de fazer um comentário, uma composição ou até mesmo um pequeno relato desse dias, eu decidi apresentar a “minha praxe” neste blogue, e é com muito orgulho que escrevo:
Muito obrigado a todos os tratadores e trabalhadores envolventes do parque biológico de gaia pelo carinho com que tratam/cuidam de todos os animais que lá vivem e de todo o vosso desempenho por uma vida melhor para aqueles animais! È verdadeiramente fascinante!! Os animais respeitam os tratadores e estes respeitam a eles. Foi com imensa graça que vi um cisne andar atrás da tratadora, pedindo-lhe (á sua maneira) um pequeno mimo de sua parte. Enquanto esse miminho não lhe foi dado, o cisne acompanhou-a para onde quer que ela fosse!
Caros visitantes e apreciadores da beleza natural, é um “filme” lindo de se ver!
Neste parque existe várias espécies de animais, alguns encontram-se em vias de extinção e outros não (o que não deixa de ser preocupante na mesma) e acreditem é muito triste ver animais que foram maltratados pela ignorância do homem. Alguns deles sobreviveram e vivem agora no parque.
O parque biológico acolhe animais selvagens feridos e faz tudo o que pode para os restituir á natureza! Também assegura a recolha e reabilitação de espécies protegidas apreendidas por entrada ilegal no país ou por posse ilegal. Mas não é só! O parque disponibiliza uma série de actividades e ateliers de educação ambiental á descoberta da natureza, até podes fazer a tua própria festa de aniversário lá!
Fabrícia Ferreira

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Espécies ameaçadas de extinção


A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES é um dos acordos ambientais mais importantes para preservação das espécies, tendo a maioria dos países do mundo signatários. O aumento da urbanização e das infra-estruturas, a exploração excessiva dos recursos, a poluição de todos os tipos e a introdução de espécies exóticas nos ecossistemas causam danos enormes em termos de biodiversidade.Assim, em todo o continente europeu, estão ameaçados 42% dos mamíferos, 15% das aves e 52% dos peixes de água doce. Por outro lado, cerca de 1000 espécies vegetais estão gravemente ameaçadas ou em vias de desaparecimento. Em Portugal o Parque Biológico de Gaia acolhe animais selvagens feridos e faz tudo o que pode para os restituir á natureza. Este serviço funciona no âmbito de um protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da Direcção-Geral de Veterinária.O Parque também assegura a recolha e reabilitação de espécies protegidas apreendidas por entrada ilegal no país ou por posse ilegal. As instalações do Centro de Recuperação destinam-se à recuperação e reprodução, e não têm por fim exibir os animais, pelo que os visitantes apenas os podem ver à distância.

Biorama
O Parque Biológico de Gaia abriu este grupo de exposições no Dia Mundial do Ambiente, em 5 de Junho.
Este novo complexo de exposições reconstitui vários biomas - ou grandes comunidades ecológicas do nosso planeta -, tais como a savana, a floresta tropical e o ambiente mesozóico.
Pretende-se com esta mais-valia do Parque que os seus visitantes, através da compreensão da história e da ecologia do planeta, percebam melhor a biodiversidade da Terra e as adaptações conseguidas perante ambientes específicos que permitem a existência de tantas espécies.

Grifo- abutre-fouveiro (Gyps fulvus)
abutre-fouveiro (Gyps fulvus), também conhecido pelo nome de grifo, é um abutre que ocorre nas montanhas do sul da Europa, do sudoeste asiático e da África. Tais abutres chegam a medir até 1 metro de comprimento e 2,7 metros de envergadura, e pesam de 6 a 12 kg.
Alimenta-se quase exclusivamente de carne morta, passando longo tempo a pairar alto no céu à procura de cadáveres, voando em círculos. Em voo tem uma silhueta típica, enormes asas, muito maiores que o corpo, cauda curta e arredondada, completamente aberta, e pescoço encolhido. É normalmente gregário e estabelece colónias de até 200 casais. Registaram-se casos raros de grifos atacarem presas vivas, especialmente animais jovens, fracos ou doentes.
A parte superior e inferior do corpo apresenta uma cor castanha clara, distinguindo-se as rémiges e a cauda pretas. O pescoço apresenta um colar espesso de penas claras na base, sendo depois coberto de pequenas penas brancas até à cabeça, com um aspecto lanoso. Tem patas cinzentas bastante débeis, pois não as usa para agarrar as presas como as águias.
Nidifica em saliências ou fendas de escarpas rochosas, construindo um ninho de gravetos e ervas. Em uma postura anual, entre Janeiro e Junho, põe um só ovo, branco, que eclode ao fim de 48 a 54 dias. A cria demora 110 a 115 dias até ter condições de realizar o primeiro voo. Os dois progenitores revezam-se a incubar o ovo e depois, a alimentar a cria. Ao contrário de outras aves, esta, se não receber a quantidade de alimento necessária, é incapaz de atrasar o seu crescimento, morrendo de inanição.
Na Península Ibérica o seu número tem vindo a crescer desde 1980, quando existiam apenas cerca de 1000 exemplares. No entanto, desde que as normas da UE proibem o abandono de gado morto no campo, sobretudo a partir da crise das vacas loucas, o alimento para estes animais diminuiu, o que deu origem à diminuição da sua população no resto da Europa.
Em Portugal, o grifo distribui-se sobretudo pelas zonas fronteiriças. As principais colónias situam-se no Parque Natural do Douro Internacional, no Parque Natural do Tejo Internacional e nas Portas de Ródão.


Grifo na mitologia
Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro.

Pedro Ribeiro

Águia calçada parque biologico de gaia


Águia pequena, águia-calçada ou águia-de-botas são aves de rapina.
Tem cerca de 47 cm de comprimento e uma envergadura de 120 cm. Esta ave está classificada na família accipitridae.
Esta ave caça pequenos mamíferos, répteis e outras aves.
A águia habita no sul da Europa, norte da África, também encontramos a em montanhas, e em campos abertos.
Estas aves podem por entre um a dois ovos em ninho ou em rochedo.

Rúben Lopes

Visita o parque biológico de Gaia


O parque biológico de Gaia é uma pequena reserva natural de características únicas, este não é uma reserva natural, não é um jardim zoológico nem um jardim botânico mas têm um pouco disto tudo.
O parque biológico têm como total 35 hectares, e lá , podemos ver bosques, quintas e casas rurais,espigueiros e também o rio Febros que atravessa o parque e movimenta os moinhos

No parque podemos observar também animais em liberdade e outros em cativeiro,este só não estão em liberdade pois não estão em pleno para isso e a sua libertação poderia causar a sua morte.

podemos visitar o parque em qualquer estação ou época do ano, pois cada uma delas têm as suas particularidades e beleza natural.

Nós fomos no dia 7 de Maio, vimos a beleza do parque num dia chuvoso. Vi muitos animais, entre eles vi em liberdade coelhos bravos,ratos de água,algumas especíe de aves e também esquilos.Em cativeiro vi raposas, cabras-bravas,grifos, corços, araras,gansos,cisnes, e muitos mais...

O animal que mais me fascinou foi um pequeno corço chamado Matias, é um animal que cativa toda a gente pela sua beleza,raridade e simpatia.

Aconselho toda a gente a visitar o parque pois é um percurso muito agradável de fazer e que vão querer repetir.


Joana Magalhães

Corço


O Corço é o mais pequeno membro da família dos cervídeos europeus. Trata-se de um herbívoro cuja conformação corporal está adaptada ao salto. Em Portugal estão descritas duas áreas populacionais: a norte do Douro (populações selvagens) e a sul do Douro (populações reintroduzidas com fins cinegéticos).
Os corços do Parque são de cativeiro, originários de França.
Mesmo assim, são animais tímidos, pelo que, não havendo silêncio, será difícil vê-los.
Habitat: O corço tem preferência por áreas de mosaico, formadas por bosques e zonas abertas com prados, matos ou áreas agrícolas. Faz o seu "ninho" e repousa em zonas de bosque cerrado.
Luís Couto

No parque Biológico de Gaia existe vários tipos de espécies,algumas delas em recuperação. Quem passar pelo percurso de descoberta da Natureza do Parque Biológico de Gaia vê um pequeno bando de cegonhas-brancas num espaço relvado.
Se observar bem,verá que algumas têm ar de quem está a recuperar,porque o parque recebeu durante o ano passado várias cegonhas-brancas com diferentes origens.
Chegaram de vários sítios do paìs, como do centro de recuperação da Ria Formosa, no Algarve, do de Monsanto, em Lisboa, e do centro de recuperação da Universidade de Trás-dos-Montes e Alto-Douro, em Vila Real.
Há agora um grupo de seis que pretendemos ver aumentado,até porque nem todas estão irrecuperáveis. Espera-se então que após uma muda de pena, a capacidade de voo seja recuperada em duas das cegonhas-brancas e que estas possam ser vistos a sobrevoar o Parque.




Andreia Coelho

furão do parque biologico de gaia


O Furão

O furão é um dos animais do parque biológico de gaia, o furão é mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos, não esta em perigo de via de extinção. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão, utilizado como animal de estimação em vários países do mundo.

Durante muito tempo, a principal utilização humana dada ao furão encontrava-se na caça, uma vez que, dotado de corpo magro e alongado e uma enorme curiosidade natural, o furão está adaptado para entrar em buracos e espantar quer roedores, quer coelhos para fora de suas tocas.

Continua ainda a ser usado para a caça em alguns países, tais como o Reino Unido e a Austrália, onde os coelhos são considerados pragas e a combinação de uma pequena rede com um ou dois furões contínua sendo uma técnica muito utilizada, apesar dos avanços tecnológicos actuais. Contudo, esta prática é considerada ilegal em muitos países, devido principalmente à incerteza sobre a possibilidade de existirem desequilíbrios ecológicos com a sua disseminação.

Pedro Teixeira
A visita de estudo a Vila Nova de Gaia no Porto, para mim foi uma experiencia única foi uma forma de perceber o quanto de agradável a natureza tem. Apesar de o tempo não ter tido favorecido e ter estado do nosso agrado, foi uma boa experiencia tendo em conta a apreciação das espécies essas protegidas.
Ver aqueles animais foi uma experiencia sem explicação foi espantoso observa-los com liberdade,poder estar perto deles aprecia-los de perto, mas gostei mais das espécies de tartarugas essas "coisinhas com a casa as costas" praticamente gostei das espécies todas mais de umas menos de outras enfim foi um dia para guardar na minha vida momentos especiais não se esquece e este é um deles gostei muito da experiencia, adorava repetir tudo novamente.

Vítor Alves

Uma visita ao Parque Biológico de Gaia...


O Parque Biológico de Gaia justifica a sua visita,nem que vá sozinho.
Percorrer o seu percurso de descoberta da natureza e várias espécies animais,é um prazer e uma forma de aprendizagem em qualquer altura do ano.

Na minha opinião foi uma visita muito interessante, pode observar espécies que não conhecia,que não sabia que algumas delas já se encontram em extinção e também foi uma maneira de nos aproximar e interagir de perto com a vida animal e a natureza;coisa que nos dias de hoje se torna muito dificil,visto que cada vez menos estamos em contacto com a natureza devido á urbanização.

Adorei e reconheci o trabalho efectuado pelos guias e profissionais que lá trabalham.
E podemos também ver que tentam sensibilizar as pessoas para os danos que com o seu egoismo causam á natureza.

Recomendo uma ida ao Parque Biológico de Gaia com certeza que vai adorar...

Joaquina Lopes

Visita de estudo ao Parque Biológico

O dia da visita de estudo ao Parque Biológico para mim foi inesquecivel, para além de eu nesse dia não estar bem, deu para eu ver a natureza em si, a natureza que eu tanto adoro, porque para mim a natureza faz-me pensar na vida e principalmente no passado e nos momentos em que vivi.
Gostei principalmente dos animais, os animais para mim são também seres humanos, embora com uma vida diferente da nossa, os animais são também seres e temos de respeita-los porque eles acima de tudo querem viver a sua vida.
Uma das coisas que mais me cativou nesta visita de estudo foi o facto de nós formandos e formadores termos sido tão bem recebidos e termos sido guiados por uns guias que conhecem bem o parque e que nos podem explicar muito bem o conteúdo do parque e o que íamos propriamente ver ao longo da visita.


Bruno Dias

No Parque Biológico de Gaia podemos encontrar espécies em vias de extinção como por exemplo Arara Azul.
A Arara Azul tem um tamanho até 1,10 metros que pertence à maior ave da família dos psitacídeos. O seu peso é cerca de 500g e tem um tempo média de vida de 30 anos.
Está em vias de extinção principalmente devido à destruição do seu habitat natural.
Alimenta-se de sementes e frutas, mas em cativeiros é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas.
Os traficantes que vendem esta espécie pedem um valor de 15 mil euros por casal.
Por isso vamos tentar combater o tráfico desta espécie com um contributo de todos podemos evitar que esta espécie se extinga.


Cristiana Leite

Ao acordar abri a janela e vi um dia lindo de sol e pensei..."vai estar um dia bom para a visita de estudo", qual foi o meu espanto quando, depois de me preparar, dei de caras com a chuva e aí pensei.." não temos sorte nenhuma!".

Já a caminho do parque a chuva era cada vez mais intensa, pensamos até em voltar para tras, mas ao chegar o tempo começou a melhorar. Resolvemos então ficar e começar a nossa visita.

Durante a visita fomos acompanhados por 3 guias do parque que nos explicaram e mostraram tudo. Quando a primeira parte de visita terminou já passava da 1h da tarde e já tínhamos 3km percorridos. A visita foi muito agradável e divertida. Vimos muitos animais selvagens, muitos até que desconhecíamos. Ao longo da caminhada passamos por várias "casinhas" restauradas, uma das quais tinha um moinho que de vez em quando ainda funciona. Almoçamos em grupo no parque de merendas, onde partilhamos o espaço com várias escolinhas. Da parte de tarde a turma foi dividida em 3 grupos com os quais desenvolvemos um peddy-paper e mais 3km percorridos. De regresso a casa, um pouco cansados, tentamos refletir sobre as coisas lindas que o nosso mundo tem e que não damos o valor necessario. É pena saber que, por nossa culpa e se não tomarmos medidas, tudo isto vai acabar!


Florbela Ribeiro

Parrque Biologico de Gaia..


O Parque Biológico de Gaia é uma pequena reserva natural de caracteristicas únicas.
No dia 7 de Maio de 2010 fomos visitar o Parque pois,quando chegamos lá ainda chuvia e pensavamos que não iamos entrar no entanto a chuva parou.
De seguida fizemos a visita guiada ao Parque...a senhora que era nossa guia explicava tudo á cerca dos animais,com o tempo fomos passando em várias secções de animais e vimos as tratadoras a dar comida aos animais,eles eram tão engraçados que até houve um animal o grife que se colocou em "poss"para nós tirar-mos uma foto a ele...
Havia também um esquilo que andava a trepar por cima das árvores atraz de nós.
No Parque Biológico tinha uma pequena horta que tinha um pouco de tudo para explicar as crianças como é que os alimentos eram cultivados para terem noção como é a vida no campo.
Entretanto a visita guiada ao Parque Biologico chegou ao fim,de tarde ás 14:30 horas fizemos um peddy-paper pelo Parque,dividimo-nos em 3 grupos e andamos pelo Parque inteiro até preencher as folhas.
Depois de ter concluido entrega-mos a folha na recepção para eles corrigirem e esperamos um bocado até terem os resultados.Cerca das 17:30 horas viemos embora o Parque Biologico de Gaia ofereceu-nos uns folhetos sobre o Parque e nem só...
O Parque é muito interessante gostei muito da visita de estudo e de ver os animais até havia alguns que desconhecia-mos,é um Parque em que eu aconselho a todos irem visitar,tem uns bons funcionários e informam-nos de tudo.Espero que visitei o Parque Biologico de Gaia.
Daniela Ferreira

Visita ao Parque Biológico de Gaia


A visita ao parque biológico foi muito divertido. Havia muitos animais mas alguns me chamaram a atenção como por exemplo: As lontras são lindas, andavam pela água de um lado para o outro, o sisne era grande e lindo adora mimos mas só da sua tratadora porque já está habituado.
A Ave Rapina (Grifes) são enormes e quando estavamos a tirar fotos abriu as asas "a sua posse", muito lindos. Por fim o Matias (corço) também muito lindo a correr de um lado para o outro, no geral eram todos lindos adorei a visita.

Silvana Fernandes

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Visita Parque Biológico de GAIA



"Uma Viagem á vida na terra..."

Parque Biológico de Gaia










Colonia das Graças , neste local é possível observar: Corço, Coelhos, Cegonhas, Garças-Reais, Galinha-de-água,.....

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bem Vindo

Seja Bem vindo ao Blog do Curso Técnico Comercial, Promovido pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a decorrer em Lousada.