sexta-feira, 11 de junho de 2010
O asno (Equus asinus), chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga.
O burro é, desde tempos remotos, simultaneamente utilizado no meio rural para auxiliar nas tarefas agrícolas e para transporte.
Burro: O nome veio do latim burrus, que quer dizer vermelho. Acredita-se que foi daí que surgiu a crença de que burros são pouco inteligentes, pois, antigamente, os dicionários tinham capas vermelhas, dando a ideia de que os burros eram sedentos de saber.
Em Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral/criatividade.
Na visita ao parque biológico de Gaia vimos vários animais tais como o burro.
O burro estava numa quinta onde estavam também as vacas.
Gostei muito do burro, é um animal fofinho e tímido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parabéns pela abordagem deste interessante tema, cuja palavra é muito recorrente na nossa linguagem, quase sempre com sentido depreciativo mas, quem, como eu, ler o artigo, aprende umas coisas de tal forma que até parece que já não se fica tão "burro".
ResponderEliminar(José Pinto Monteiro)
Parabéns a toda a turma pela magnífica ideia da criação deste blogue. Espero que o continuem a dinamizar para que cada vez mais pessoas possam conhecer a vossa turma e comentar os vossos artigos.
ResponderEliminar(Sara Oliveira)